Seguidores

sábado, 28 de fevereiro de 2009

A FLORZINHA CONTINUA CRESCENDO!!!

A Mãe esperava novamente por mais um rebento. As ecografias ainda não se faziam para saber o sexo da criança e como em sua casa só havia homens diziam: se for menina fica na rua!

Ela não se assustava pois sabia que não passava de brincadeira e aguardava tranquilamente a hora: sem pressas, sem nervosismos pois tinha plena consciência que todo esse processo pretencia à Mãe Natureza a quem ela tinha sempre aprendido a tratar por tu, desde os seus tempos de criança!

Era Setembro, daqueles que ainda cheira a Verão. Tinha chegado a hora e ela vestia um vestido amarelo cheio de florinhas e na sua cara reflectia a felicidade misturada com curiosidade que transmitia paz. Quem observava achava-a bonita.

Nem o vestido teve tempo de tirar e o quem a acompanhou no parto foi uma médica amiga e um obstreta. Maravilha das maravilhas: era uma menina linda, mais linda que qualquer flor do seu vestido!!!

Quando recem-nascida, agarrou com a sua mãozinha pequenina o dedo da Mãe, esta soube de imediato que estariam juntas para tudo e para sempre.

Tinha consciência que iria encaminhar para a vida algo tão frágil, tão sensível, lidando com as dúvidas, os medos, as alegrias, as tristezas que ela provavelmente também teria tido. No fundo eram duas mulheres que iriam tentar mutúamente compreender, ajudar,completar.

Julgo que o conseguiu pois deu-lhe asas que foram crescendo de acordo com a sua idade. Tornou-se numa mulher sensível, sensata, corajosa, amiga, confidente e acreditando no Amor. E foi por esse amor, que um dia partiu deixando o seu refúgio, a sua vida estável, o seu País, enfrentando e recomeçando muita coisa de novo.

Sua Mãe a quem ela lhe faz tanta falta, está feliz! A "florzinha" continua linda, por dentro e por fora e sempre crescendo!!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CONTINUA A DAR QUE FALAR...

Veio-o ao MUNDO com a ajuda exclusiva da Mãe! Se o nascimento representa sempre uma simbiose expontânea entre os dois seres intervenientes, traçando laços tão fortes que nada na vida os fará romper, neste caso, também houve desde ínicio uma cumplicidade grande!!!

Era um bébé muito bonito, com os seus cabelos loiros encaracolados e os olhos côr de mel. Foi crescendo e nada disso perdeu, conseguindo acrescentar a esta beleza física muita alegria e vivacidade: encontrava o lado cómico das situações tirando partido delas, interessava-se e procurava sempre encontrar resposta às suas dúvidas, criava com facilidade amizades que perduram no tempo.

Não, não era uma criança prodígio, mas sómente uma criança feliz, interessada e que queria ser inventor quando fosse grande!!!

A sua Mãe lembra-se de ficar extasiada quando o ia deitar e ele contava-lhe histórias de encantar (que acreditava serem verdadeiras!) e muitas vezes, levada nas asas da sua imaginação, não resistia e acabava ela por adormecer primeiro.

Passado um quarto de século continua essa criança-menino: sonhador,feliz, interessado, amigo e ... bonito.

Sómente não é inventor: é designer de equipamentos!!!

Ou será a nova designação para aquilo a que chamam "novas oportunidades"?

domingo, 22 de fevereiro de 2009

VIRA O "DISCO" E TOCA O MESMO!!!

Deixo esta pergunta no ar porque, mais não seja, é Carnaval e ninguém leva a mal!!!:

- Em 1973 era uma música subversiva.
- Em 2009 será actual ou dirão que é reaccionária?



domingo, 15 de fevereiro de 2009

MÃE PRETA


Passou a sua infância, meninice e juventude na sua terra onde o sol raiava às 6,00 horas da manhã e se punha no horizonte qual bola gigantesca pincelando o ceú de tons que iam do laranja, vermelho, roxo.

As distâncias não existiam, os preconceitos não havia e a tristeza não tinha lugar. O futuro era algo que se podia programar mas não valia a pena pois a Mãe Natureza era soberana e nada faltava. Os dias corriam felizes, entre o calor que permitia aos corpos quase desnudarem-se e a chuva torrencial que deixava um cheiro tão gostoso a terra molhada.

Um dia porém tudo isto foi-lhe negado e teve que deixar a sua terra: África! Para onde podia partir encontrou gente que a olhava com olhar critico, quando queria estabelecer elos de ligação a desprezavam, quando tudo fazia para recomeçar a sua vida numa terra estranha não encontrava o apoio, o carinho, a amizade, que na sua terra era distribuído gratuitamente.

Valeu-lhe sómente as belas recordações que trazia no seu coração, que a consolavam nos dias mais difíceis e que a aqueciam em invernos tão frios como nunca tinha imaginado sentir!

Recomeçou com toda a sua garra, passando a viver num bairro problemático de Lisboa, onde não existia a palavra solidariedade, alegria, esperança. Mas ela que tudo isto trazia no coração,deixava no ar um toque de magia ao passar.

As crianças, principalmente as crianças, foram as primeiras a notar. E aos poucos falavam, riam, choravam, contavam os seus segredos com aquela senhora frágil de aspecto, com um tom de pele diferente do seu, mas sempre pronta a ouvi-los, a dar um conselho, a ajudar.

Começou a ser conhecida pela Mãe Preta! E o seu minúculo t2 a albergar a criançada do bairro, que aí encontrava ensinamentos, ordem, respeito pelo próximo, alegria e projectos para futuro!Para aí corriam logo que podiam, e aí dialogavam, brincavam, comiam, ajudavam-se mutúamente e se pediam para lá dormir, havia sempre lugar para mais um, mesmo que já estivesse ocupado por 7, 8 ou mais miúdos.

Encontravam na Mãe Preta o que lhe faltava nos seus lares! E assim, naturalmente ela incutia-lhes a doçura, a faternidade, os sonhos, a alegria que só alguém, com um coração grande e que nasceu e viveu em África sabe!!!

Ficção? Felizmente não! Chama-se LIZETE BAESSA, e vive num bairro problemático de Chelas em Lisboa! Mas se perguntarem pela MÃE PRETA, encontrar-la-ão sorrindo com o seu ar meigo e discreto, rodeada dos "seus meninos"!!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SÃO MEUS, CARAÇAS!!!

Segundo recado deixado pela minha empregada, a Embaixada dos Estados Unidos da América, andou hoje todo o dia a tentar contactar-me.

Como eu sai de manhã e só cheguei tarde, ela deixou-o escrito: precisam urgentemente de saber quando os cães teriam nova ninhada.

Fiquei apavorada! Queres ver que eles ainda obrigam a que o Fagundes engravide a Kuata...Eu sei que eles são especiais(os cães claro), mas ser novamente parteira? Era o que mais faltava!

Logo na primeira ninhada, e apesar do veterinário estar seguro que iriam nascer no máximo 4 crias, a "menina" resolveu ter 9 (nove). E é preciso dizer que não recorreu a nenhum processo de fertilização.

NÃO, lamento mas tão cedo não terão crias. Até porque me falta cá a Rita para me ajudar.

E também não deixaria ir para tão longe e ainda por cima para casa de pessoas que eu nem conheço pessoalmente. É preciso ter lata!!!


A minha Conceição tomará bem nota dos recados?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CONSELHO

Ainda dizem que não é possível rir com coisas sérias!!!

"Vocês que sempre economizaram tanto para os dias piores, podem começar a gastá-lo.
Esses dias já chegaram!"

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A TI MEU AMIGO

"Quem tem vergonha de falar de um Amigo não terá também ele vergonha de ti?"
Este meu Amigo chama-se Jesus. Por isso quero dedicar-lhe este pequeno post!


Terminou o mês de Janeiro e quantas alegrias, quanta felicidade me proporcionaste. Juro que me interrogo como foi possível teres querido presentear-me com tanto! Foram umas atrás de outras que pensei: prognósticos...só no fim do mês!

Vou-te lembrar (pois sei que Tu não te esqueces dos outros e portanto podes não estar a recordar!) agradecendo-te do fundo do meu coração, o teu olhar e a tua mão protectora.

- Ao Afonso deste-lhe determinação e segurança e mostraste que ele tem grandes asas para voar. E eu confio que ele irá voar bem alto!
- À Rita deste-lhe força e vontade para vencer barreiras e confiar que mesmo em Itália é uma arquitecta que se impõe. E eu confio que muito mais irá conseguir!
- Ao João, que tem uma Grande mulher atrás dele, mostraste-lhe que pode lançar-se em novos desafios com sucesso. E eu confio que ele nunca se esquecerá de dedicar-se ao apoio social e humano.
- Ao Vabenne deste-lhe a oportunidade de fazer algo que ele sabe fazer e que o tem realizado tanto profissionalmente. E eu confio que deixará o seu cunho marcante.
- A mim, já não bastando tudo isto, ainda me deste a possibilidade de ter um emprego tão agradável e uma anunciação que me fez rejuvenescer 20 anos. E eu confio em Ti para levar ambos a bom termo.

Obrigado meu Amigo. Tu sabes que eu não tenho vergonha de falar de Ti!!!

Antes disto fiz dois prelúdios ao mês de Janeiro para dar tempo para me ouvires!!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PRELÚDIO II AO MÊS DE JANEIRO...

PRELÚDIO DO MÊS DE JANEIRO

A Felicidade exige valentia...

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem
para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

HÁ SEMPRE SOL...!!!

Hoje, dia destinado à minha ida à piscina fui mais sorridente que o habitual pois brilhava o sol! Notava-se na minha cara pois o professor de natação, que por vezes lá está, e que eu conheço de longa data pois é filho do barbeiro que vinha a casa cortar o cabelo quando os meus filhos eram pequenos reparou!

- Bom dia S.! Já viu que dia tão agradável?
- É verdade e vê-se como está feliz!
- Claro! Sol, S., sol!!!
- Posso dizer-lhe uma coisa?
- Hoje acho que me podem dizer tudo!
- A uma pessoa instruida é atrevimento e peço-lhe desulpa mas não se lembra que por cima destas nuvens escuras e carregadas de chuva que tivemos está sempre o sol.
- É verdade S. só que não o viamos!
- E não há tanta coisa que é evidente e que não vemos?

Afastei-me. Isto não me saiu da cabeça: tão simples, tão evidente, tão profundo!!!

Acabei a minha sessão e ao sair da piscina não resisti. Dei um beijinho ao S. e agradeci-lhe a lição.

- A sra. não precisa pois sabe nadar. Que lição???

Não sabes S., que vou tentar nunca me esquecer, quer enfrentando os dias de chuva, quer enfrentando as contrariedades, que acima de tudo isso...há sempre sol!!!