Seguidores

sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Como reparei que visitam este meu cantinho, pessoas que nasceram ou viveram em Angola, e dado que nesta altura ando com o tempo super ocupado em aproveitar a estadia da Rita e do Fillipo, ansiosa para ouvir um telefonema dizendo: Avó venha conhecer-me e a experimentar um "shake", para obter uma "mobilidade sustentável" (hoje tão na moda!), lembrei-me de colocar umas fotografias de um hotel no Lobito - o Terminus -, para uns recordarem e outros conhecerem.



Irei, logo que me for possível, debater uma frase minha, e que tenho reparado que não fui bem interpretada: digo e continuarei a dizer, que acho que não se deve voltar a viver nos sítios onde fomos felizes.



O mesmo não quer dizer: voltar a visitar.

Não me importava de voltar a Angola, Rodésia, África do Sul, Tulouse, Macau, Nepal, Tibete, Singapura, Maldivas, S. Francisco, Nova York, etc, etc,etc.



Viver e visitar vai uma diferença muito grande!


Pode ser que fique esclarecida!!!

E agora esta "mensagem":
"Quando te disse que era da terra selvagem
do vento azul e das praias morenas...
do arco-íris das mil cores do sol
com fruta madura e das madrugadas serenas....
das cubatas e musseques
das palmeiras com dendém
das picadas com poeira da mandioca e fuba também...
das mangas e fruta pinha
do vermelho do café
dos maboques e tamarindos dos cocos, do ai u'é...
das praças no chão estendidas com missangas de mil cores
os panos do Congo e os kimonos
os aromas, os odores...
dos chinelos no chão quente
do andar descontraído
da cerveja ao fim de tarde com o sol adormecido...
dos merenges e do batuque dos muquixes e dos mupungos
dos imbondeiros e das gajajas da macanha e dos maiungos.
da cana doce e do mamão da papaia e do cajú....
tu sorriste e sussurraste
"Sou da mesma terra que tu!"









7 comentários:

mike disse...

Desculpe lá, mas agora vai ter que se desbroncar. Angola? Lobito? Hotel Terminus? Isso é tudo a minha terra, Bacouca. :O

Catarina disse...

Também vivi no Lobito durante cinco anos, professora no Liceu Almirante Lopes Alves. Depois casei e fui para o Liceu de Benguela. O mundo é pequeno!

Bacouca disse...

Mike,
Passava belas férias no Lobito onde o meu Vabenne vivia! O meu futuro sogro era eng. dos Caminhos de Ferro.Ia ao Lobito Sport Club, à discoteca Big Apple, fazia sky na baía e conhecia os Burnay, Santos Silva, Couto Viana, Lamas de Oliveira, Ferreira da Costa, Sottomayor, etc,etc, Pelo nome Cameira não vai lá? Eram 7 irmãos, havendo para todas as idades!
Quer ver que dançamos alguma rebita juntos:)
Um beijinho

Bacouca disse...

Catarina,
Teria sido nesta altura que esteve no Lobito? Sendo professora pode ter apanhado algum destes "miúdos"!
Quem sabe?
Um beijinho

Mike disse...

Não sei se ainda aqui vai voltar. Mas aqui fica: fui nadador no L. Sports Clube (treinado primeiro pelo Morbey que já não é vivo e depois pela Fumié). Também ia à Big Apple e o João Cameira é um grande amigo meu de longa data. Ó caraças... ;D

Bacouca disse...

Mike,
Que surpresa!
Então o meu cunhado mais novo é seu amigo!!! Como o mundo é pequeno!!! Como os Cameiras são mais que os japoneses (principalmente aqui no Porto)eu sou conhecida pela Becas. O João dar-lhe-à mais elementos desta cunhada mais nova!
Um beijinho

I.L. disse...

Que cómico isto Bacouca! O meu avo era engenheiro dos caminhos de ferro de Benguela.Eng.lamas Viana e a família toda 9 filhos - os Viana!