Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mas é possível?

Bombom Imperador

"Bombom de chocolate de leite extrafino, com sabor altamente requintado, recheado por uma amêndoa inteira torrada, de elevada qualidade."

Eram na verdade assim os Bombons Imperador, da fábrica de chocolates a Vianense, centenária em Viana do Castelo.

Eram o orgulho da cidade e faziam as delícias dos visitantes. Quais Ferrero Rocher, Bacci, etc, para dar de presente! A sua qualidade e a rotulagem dos mesmos eram o cartão de visita da cidade.

Também a crise bateu-lhe à porta e deslocou-se com todo o kown how, para outra cidade.

Continuam a aparecer com a mesma qualidade e rotulagem em alguns sítios. A tradição tem destas coisas e até o factor marketing. Mas a modernice tem por vezes os seus efeitos perversos! Outro dia recebi uns já embalados com o símbolo do Benfica. Mas isto é possível?

Descaracterizar um bombom que sempre teve o seu envólcro com a figura de um Imperador, o qual deu o seu nome e conhecimento a nível nacional?

Que tristeza que eu senti e ao mesmo tempo revolta por se alterar de animo leve, tradições centenárias.

2 comentários:

Lucia Luz disse...

Bacouca minha querida, também fico revoltada com essas coisas. Acho que nos dias de hoje temos mais consciência da importância das tradições na história de um povo.
Querida quanto ao meu post quem nos abre o apetite é o nosso Pai.
Ele mandou-nos esse recado. Calma, o melhor está por vir.
Beijinho

Lucia

Bacouca disse...

Lucia,
São tradições que se perdem e com isso resteas da nossa história. Começa-se nas pequenas coisas e depois seguem-se as grandes.
Então vou aguardar no teu post seguinte
Beijo