Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Recordações em pedaços...

Já contei aqui, pedaços da minha estadia em Macau, recortes da minha lua de mel e agora irei abrir um capítulo onde descreverei algumas viagens que me deixaram boas recordações.

Não serão por ordem cronológica mas sim pela importância que tiveram em mim.

Felizmente que fiz muitas, mas umas foram mais marcantes que outras.

Como disse S. Agostinho " O mundo é um livro e aqueles que não viajam lêem apenas uma página."

Eu tive a felicidade de viajar bastante.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Uma boa semana

"Que significa correr bem o dia? Para alguns é não acontecer nenhum azar, é ter sorte, é concordarem com eles...Mas não!

A vida não é sorte ou azar. Correr bem o dia significa que, daquilo que aconteceu, fácil ou difícil, eu soube tirar partido e agir bem. Posso ter um dia fácil e correr-me mal."


Vasco Pinto de Magalhães, s.j.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Estou com ganas...

Acho que só comecei a "acordar" para a perda do meu filho Afonso, a partir de meados de 2011. Até aí andei anestesiada, pondo no meu imaginário inconsciente, que ele tinha ido para uma longa viagem.

Depois ao aproximar-se o dia 5 de Dezembro, o Natal e o fim de ano, acordei abruptamente para a realidade. E desisti. Desisti de tanto que até de mim me esqueci. Entreguei-me. Entreguei-me de tal forma que acabei na cadeira de rodas. Deixei de fazer esforços, de lutar e por isso o meu estado psíquico afectou e muito o meu estado físico.

Ultrapassada esta barreira de datas, olhei para mim e vi que não poderia ser. Tinha que dar um primeiro passo, tinha que sair da letargia. Não poderia abandonar-me desta maneira. E aos poucos fui começando a lutar.

Vai ser uma caminhada longa, a qual nem sei se conseguirei chegar ao fim, mas vou tentar.

Com perseverança, força de vontade e esperança quero dar o 1º passo para esta longa e difícil caminhada...

Estou com ganas...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Patuá!

A minha empregada, que é o meu braço direito e esquerdo, nesta fase que atravesso, nasceu em França, viveu lá até aos 12 anos e veio para Portugal. Mais tarde, quando se casou, regressou a França e aí permaneceu mais uns anos, só voltando já mãe.

Conhece bem as duas línguas, mas por vezes, a junção das mesmas, dá origem a um patuá, que me deixa deliciada!

Já pensei fazer um pequeno dicionário, com algumas expressões e acho que vou concretizá-lo!

Tenho é que escrever logo pois senão não sei reproduzir. São expressões e palavras muito engraçadas, que eu nem tenho coragem de a emendar. Devia fazê-lo pois ela é uma mulher muito esperta e muito interessada em aprender, mas penso que este sotaque lhe dá imensa graça!

Quando tiver um bom apanhado de expressões, voltarei a este tema!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uma boa semana

"É Carnaval, ninguém leva a mal." Mas eu levo a mal que alguém se aproveite das ocasiões para sorrateiramente se impor, dizer mal ou deitar abaixo.

Uma coisa é o humor, outra a humilhação, e outra ainda a falta de pudor.

Se aproveitássemos o Carnaval para rir de nós próprios, e não para pôr os outros a ridículo, estaríamos a vivê-lo de uma forma mais sã."


Vasco Pinto de Magalhães, s.j.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O meu pirralho!

Tenho andado um pouco ausente e até parece que os textos que escrevia aos domingos desejando aos amigos uma boa semana, passaram para segunda feira!

Espero que isto não volte a acontecer mas deve-se a ter tido saídas, visitas e a estadia dos meus filhos e neto, que me têm preenchido os fins de semana.

Este meu pirralho cada vez me deixa com a alma mais cheia quando nos vem visitar!

Entreaje muito mais e é uma criança que vende alegria, energia e simpatia! Junta o seu lado carinhoso com o outro de malandreco o que me deixa encantada!

Com 2 anos e quatro meses, já mantém uma conversa e palavras novas que aprende já não as esquece. Sou, na verdade, uma avó super babada!!!

Veremos como ele irá reagir à chegada do irmão, que se prevê para Junho. Vou ser bi-avó! Todos estes acontecimentos me dão força para eu reagir e colocar objectivos para alcançar no meu dia a dia. E assim não vou perdendo a esperança.

Obrigado meu piralho por dar forças à avó!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma boa semana

"Devemos ser os primeiros em saber ser últimos. É uma boa regra para as filas de espera, para os encontros...Quem sabe dar passagem vai à frente: na educação, na disponibilidade, na paz, na humanidade.

Quem se meteu à frente já perdeu a ocasião de ser gente."


Vasco Pinto de Magalhaes, s.j.