Seguidores

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CRISE...E ESTES???

Talvez por estar farta de ouvir falar na crise (que existe na verdade em todo o mundo) tenho-me lembrado, mais do que nunca desta música. E estes?.
Lembrar-se-ão deles ou a crise só preocupa aqueles que sempre tiveram pelo menos o indispensável para terem uma vida digna? Claro que já nem menciono os politicos que a discutem no meio do maior luxo, os banqueiros, os super ricos que nunca tiveram vergonha e todos aqueles a quem eu chamo desumanos para não dizer também...sacanas!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VALEU A PENA AUMENTAR DE PESO E COLOCAR SOLAS NOVAS!!!

Realmente o tempo passa depressa! Já faz hoje um mês que regressei de Itália. Tinha pensado recordar, por escrito os locais e a gastronomia. Vão ficar guardados na minha memória visual e gustativa! Posso ir buscar fotografias mas quais escolher para pôr aqui? Em Itália dá-se um pontapé e tudo tem história. Tudo do que vi é bonito ou tem coisas lindas para se ver: Assis, Perugia, Todi, Orvieto, Núrcia, Spello, Foligno, Roma. Impossível colocar 1 ou 2 fotografias no máximo, elucidativas de cada lugar.

E a gastronomia? Como descrever a massa fresca, o queijo pecorino, as brusquetas, o presunto, os chocolates, as turfas? Impossível!!! Só saboreando e...aumentando de peso. Contudo não me cansarei nunca de relembrar a loja com 250 variedades de chocolates caseiros, a prova de vinhos duma adega espectacular de uns amigos da minha filha (entrei lá com uma gripe e sai com uma...carrispana!) e as magníficas refeições da família Conti.

Como valeu a pena esforçar as pernas, colocar solas novas nos sapatos e aumentar de peso!!!

Como me veio "água à boca" provavelmente irei um dia, descrever a loja de chocolates e a adega.

domingo, 26 de outubro de 2008

TODOS POR ESTA CAMPANHA!!!

Já o conhecia e hoje revi no post da L.
Não resisto em colocar também no meu pois acho que todos deviamos participar nesta campanha:

se não for um abraço, que seja um sorriso!



sábado, 25 de outubro de 2008

MUDANÇA DE "LOOK"

Mudando a estação do ano, mudando a hora (para mim estupidez), nada melhor que mudar o "look".

Foi o que fiz. Em 1º lugar a mim depois a este espaço.

Em mim:
Cortei o cabelo (não o pintei porque acho que tenho umas "madeixas" giras e são de certeza as mais práticas e baratas do mercado. Mesmo que me apetecesse teria que mudar de cabeleireira pois a minha já decretou que se recusa a fazer-me isso e ainda por cima "sirvo" de exemplo para outras clientes que já pedem: cabelo preto com madeixas brancas!).
Para a cara um creme de baba de caracol e para o corpo leite de burra. Parece bacouquice mas é verdade! A baba de caracol com outros ingredientes é o "must". O leite de burra é difícil de encontrar nas farmácias mas há e a Cleopetra já o conhecia!
Para o estado fisico geral colostro bovino combinado com antioxidantes - também nas farmácias.

Este espaço: queria pôr os tons do Outono mas saiu assim. Que se dane!!!

Juro que "segredos" para melhorar não os sei guardar só para mim!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CARTA ABERTA AOS AMIGOS!!!

Comecei a ficar preocupada com os emails, telefonemas e até alguns comentários neste espaço que me foram surgindo perguntando como eu estava.

Vim reler alguns textos e na verdade desde o dia 18 que andava talvez a "repassar" alguma melancolia. Confesso que andava "cacimbada"(quem nasceu ou viveu em África sabe o que isto é!). Cá diz-se "chumbada".

Também sei que quem teve em Angola sabe rir-se de si próprio! Que belo remédio!

Por isso e com o vosso apoio posso dizer:

I feel good!!!

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

É Outono!

Sopra o vento, cai a folha.
Debandam para outras paragens os pássaros.
Os tons da paisagem modificam-se.

Inicia-se um novo ciclo.
Não tenho poderes para o alterar.

E comigo?
Sou "sacudida" pelo vento?
Debando para outras "paragens?

Ou terei somente que estar preparada
Para um "novo ciclo"?
Porque para isso...tenho poderes?

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ENCONTROS E DESPEDIDAS

De uma maneira ou de outra sempre tive que as fazer ao longo da minha vida:

-encontro com um amigo de longa data;
-despedida de um lugar que muito me marcou;
-encontro com a minha adolescência;
-despedida de alguem muito querido;
-encontro com a paz;
-despedida da tristeza.

E assim fui e vou crescendo...

sábado, 18 de outubro de 2008

MANTER A CABEÇA FORA DE ÁGUA

Não podemos negar.

Por vezes temos dificuldades de mantermos a cabeça fora de água: gesticulamos, engolimos alguns "pirolitos", deixamos passar a onda e ficamos cansados. Outras vezes até chegamos a ficar exaustos e a precisar de ajuda.

Umas vezes a culpa é nossa porque entramos mar adentro sem a devida cautela mas outras somos levados pela corrente.

Confesso que não sei em qual situação me encontro.

Só pergunto: herói é aquele que se esqueceu de fugir?




Sei meu Deus, que posso contar contigo, mas nestas alturas não te consigo pedir. Tu sabes quando preciso!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

GRAZIE FAMIGLIA CONTI!!!


Hoje vou ter com os pais e nonas ( avós - como adoro este nome e ainda por cima em italiano!)do Pi.
Antes de partir, e um pouco em segredo comecei a estudar italiano. Queria comunicar, perceber e ajuizar sobre a familia Conti. Também sabia que a picollina e o Pi estavam ansiosos acerca da tradução e como não gosto de deixar certas coisas por mãos alheias...fazia a festa e deitava os foguetes!!!
Não foi preciso nem nervosismos nem o "meu" italiano! Basta as pessoas terem algo em comum para com um gesto, um olhar e o falar com o coração nos entendermos! E como nos entendemos!!! A tal ponto que chegamos a organizar encontros e passeios sem tradutores...
Eu tive a sensação que já conhecia a Cinzia, o Tino, a Ilda e a Lidia há anos! É algo de espantoso esta simbiose entre pessoas.

A picollina está bem entregue e melhor não podia ser acarinhada e acompanhada!
Não se proporcionou conhecer a irmã do Pi pois estuda em Milão.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Vou continuar estes dias por Itália! Ainda só relembrei 1/3 desse tempo. Como foram bem aproveitados!

Mas antes e como perlúdio, ponho esta música que para mim "soa-me" a paz, amizade, partilha e amor entre duas pessoas!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

VALE A PENA ... DECIDIR SER FELIZ!!!

"Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. E determino ser feliz em cada situação e em cada momento,pois se ela dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da terra eu estaria com sérios problemas.

Tudo o que existe nesta vida muda costantemente: o ser humano, as riquezas, a minha saúde fisica e mental, o meu corpo, o clima, os prazeres. Poderia citar uma lista interminável!.

Eu decido ser feliz! Se tenho hoje a minha casa cheia ou vazia: sou feliz! Se vou sair sózinha ou acompanhada: sou feliz! Sou feliz por mim mesma!

As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de "experiências" que podem ou não proporcionar momentos de alegria ou tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar,compreender, aceitar, consolar.

Amo a vida que tenho não porque seja mais fácil que a dos outros. É que decidi ser feliz! Como individuo eu me responsabilizo pela minha felicidade. Não quero deixar nas mãos de ninguem uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover a minha felicidade.

Sou feliz mesmo que faça calor ou frio, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém não me ame ou que me tenha magoado.

Peço apenas ao Universo/Deus/Espírito Maior que me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas!"

Para a Di, Pikuz e para todos nós porque...o relógio não pára!!!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

ITALIANO LINDO E...GRAÇAS À MÚSICA!!!

Ainda não consegui sair de Itália! E também não consigo desligar a escrita, a leitura, as recordações da música!

A picolina quando nos deixou em Roma para partirmos, foi a "correr" para Bolonha para assistir ao concerto deste grupo. Não ligava o nome às músicas e por isso recorri ao youtube!

A curiosidade era grande porque além dela e do Pi percorrerem tantos kms para os ouvir, sabia que lhe fazia lembrar o ano que esteve a estudar em Ferrara com três amigas e porque me veio à memória o único italiano que me fez dizer: mamma mia!!!

Vinhamos de visitar Perugia (lindo!) e ao entrar no monocarril, sentei-me distraia num canto para apreciar a vista. Fui interceptada por um rapaz que num inglês perfeito me oferece o seu lugar. Agradeci-lhe e aí sim olhei olhos nos olhos: uhau!!!

Confesso que a vista já não estava muito concentrada na paisagem(...) mas o que mais me fez confusão é que ele de fones nos ouvidos, telemóvel numa das mãos, abanava as pernas como as batutas de uma bateria! Nesse momento pensei: sendo uma cidade universitária, deve ter vindo de um exame e está super nervoso!

Não resisti! Pus a minha mão na sua perna e perguntei-lhe:
- Porque está tão nervoso?
Olhou-me com os seus lindos olhos verdes, sorriu com um ar tão doce e disse-me:
- Adoro esta música e este grupo. Tanto que estou a seguir a digressão deles pela Europa e a próxima será em Bolonha!

Mamma mia!!! Viva la vida!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

DESESTO....

Desesto:

- a injustiça;
- a hipocrisia;
- a desconfiança;
- a falsidade;

e tudo isto ensinei e pedi aos meus filhos para não fazerem. Terei com isso, preparado-os para os dias de hoje?


domingo, 5 de outubro de 2008

20 DE SETEMBRO

Passamos os teus dias de anos juntas! Sempre tenho o habito de escrever umas palavras mas desta vez não o fiz na altura porque, como te disse, estar ali a teu lado, conhecer a tua "2ª família", deixou-me com vontade enorme de chorar...de alegria. Vi com os olhos próprios de uma Mãe que estavas tão feliz e tão bem entregue!

Claro que esse mês lindo de Setembro e esse ano de 1981 (ano de "óptima colheita") é muito especial para mim. Nasceste linda e assim continuas em todos os aspectos. Também tu tinhas tanta vontade de viver em pleno a vida que surgia à tua frente, que nem deste tempo à tua Mãe de tirar o vestido!!!

Continuas a dar provas que amas a vida, que procuras sempre ser e fazer melhor e que és um exemplo e orgulho para aqueles que têm o previlégio de lidar contigo.

Ouve esta música minha querida!


sábado, 4 de outubro de 2008

ESTAREI A FICAR VELHA...???

Estarei a ficar velha?!

Julgo que me sinto a ficar cada vez mais "sentimental",do que sempre fui. Velha não mas amadurecendo...!


Também tenho a sorte de ter muita coisa boa para recordar, desde momentos passados, experiências vividas, núcleo "duro" de família unida e amigos inesquecíveis.


E são esses amigos que me continuam a pôr o "coração" a bater mais rápido, quer por telefonemas, mensagens, emails, encontros: tão rápido como quando tinhamos 12, 13 ou pouco mais anos!!!


Reli ontem duas coisas das centenas que aguardavam ocasião desde que cheguei de férias e que forçosamente terei que colocar neste espaço!!!


Haverá quem "salte" por cima, confesso até que os meus filhotes possam achar "piroso" mas tenho a certeza que muitos também ficarão com o "coração" aos saltos como há.... magníficos anos atrás!!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008





UNA BELLA E BRAVISSIMA RAGAZZA!!!

Todos os dias, desde que daí sai, tenho estado sempre mas mesmo tão a teu lado minha querida "picolina" que julgo que deves ouvir o meu "respirar"!

Eu sabia que era importante conhecer o teu apartamento, percorrer as ruas que fazes, entrar no teu gabinete, ver a tua bicicleta...enfim estar no "espaço" que agora te rodeia. As saudades não diminuem (antes pelo contrário) mas sinto-me a teu lado quando de manhã acordo e "sei":

- onde te sentas a tomar o pequeno almoço,
- o trajecto que fazes para o gabinete,
- a rua com árvores de um lado e do outro do rio que passa à frente do teu apartamento,
- até o número de escadas que tens que subir(!) para lá chegar,
- a vista da tua varanda,
- o cheiro do teu quarto,
- os mimos com que te enche o Filippo quando estás com ele!

Que bom que foi minha querida! E como me deliciei a ouvir constantemente

Rita una bella e bravissima ragazza!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

TRÊS...FOI A CONTA QUE DEUS FEZ!

Três foi a conta que Deus fez!

Na verdade 3 foram as razões que me levaram a ir, uma vez mais, a Itália:

1ª - Estar, conversar, rir, "fofocar", ver, dar... dar... dar, o máximo que pudesse com a Rita;
2ª - Conhecer a família do Filippo, os seus novos amigos(as) italianos(as), o ambiente que a rodeia;
3ª - "Saborear", tanto a paisagem como a gastronomia, da zona (Umbria).

Devo confessar que, tendo estes três objectivos em mente, poucos planos fiz antes de partir. Sentia que tudo iria correr pelo melhor, que tudo o que tivesse, visse ou conhecesse era mais do que suficiente para que as saudades que sinto sempre que ela está em Itália, iriam passar a ser alegria, paz, orgulho e tranquilidade pela decisão que ela tomou.

Não me enganei!