Neste dia dedicado a todas as crianças do Mundo e ainda com o "alerta" deixado no meu anterior post quero relembrar uma situação que também me deixa sempre comovida (apesar de ser por registo oposto), que tive a felicidade de ouvir.
Estavamos em Macau e recebo um telefonema de um jornalista dizendo-me: não perca o telejornal hoje a noite. Temos uma surpresa para si.
Felizmente que me calhava sair cedo do gabinete do Secretário de Estado e portanto teria possibilidade de ver em directo!
Começa o telejornal e depois de várias notícias começam a entrevistar crianças devido ao dia mundial. As perguntas habituais e respostas sempre iguais:
- Sabes que dia é hoje?
- Sei. É o dia mundial da criança.
- Olha e já recebeste a prenda dos teus pais?
- Sim, claro!
- Gostavas que todos os dias fossem o dia mundial da criança?
- Gostava muito!
- Porquê?
- Porque recebia sempre uma prenda!
- Como te chamas?
- Rita Cameira
- Sabes que dia é hoje?
- Sei, é o dia da criança e já recebi a prenda dos meus pais.
- E também gostavas, como os outros meninos que todos os dias fossem o dia mundial da criança!
- Não.
(Ouve-se o camerman a rir e o locutor incrédulo por aquele "Não" tão seguro de uma criança de 6 anos e de opinião contrária a todos os outros. Confessou-me depois que se sentiu "apanhado numa ratoeira" e já baralhado sem saber como aquilo iria terminar!).
- Não Rita? Porque diz isso?
- Porque se todos o dias fossem o "Dia Mundial da Criança", perdia a graça.
Tinhas toda a razão, minha querida, pensando com os teus inocentes e felizes 6 anos! E sei também, tão segura como o dizeste na altura mas hoje já uma mulher, que sabes e tens consciência do quanto é importante lembrar este dia e que bom que era que fossem todos os dias!!!
Não pelas prendas mas pelo respeito, pelo carinho, pelo apoio, pelo amor!!!
3 comentários:
Bacouca
Que menina inteligente e de opinião própria. Que orgulho né?
Feliz dia das crianças, viu?
Beijocas
Querida Luz,
Na verdade a minha filhota sempre foi segura e prática! Aprendi com os meus Pais que eles teriam que ser acompanhados para os seus voos mesmo que "caissem": ao lado deles mas deixando bater asa!
Um beijinho
Faço o mesmo, mas acho a tarefa difícil, não?
Beijinhos
Lucia
Enviar um comentário