Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

OBRIGADO SARAMAGO! TÊNS RAZÃO...

"Ainda não li Caim e por isso não falo de um livro que não conheço, mas vi e ouvi as declarações do autor: “O Deus da Bíblia não é de fiar: é vingativo e má pessoa.”
Saramago traçou dois objectivos ao lançar esta polémica: espetar mais um prego na crucificação da Igreja Católica e através da agressão suscitar o debate e vender a sua obra.
Saramago conseguiu juntar o útil ao agradável, mas houve uma variável que o consagrado Nobel da Literatura esqueceu. O plano de Saramago não é perfeito e o escritor pode ter caído numa cilada de Deus.
A má pessoa imaginária que Saramago persegue e teima em negar preparou uma vingança ao escritor e usou o velho Nobel para lançar o debate, não sobre Caim mas sobre a Bíblia, e trazer novos leitores para o livro escrito por um Deus que o escritor diz ser vingativo.
Ao inaugurar a sua nova piscina literária baptizando-a de Caim, Saramago anunciou aos nadadores da literatura um oceano infinito chamado Bíblia. E ninguém vai querer um patinho de borracha ou uma bóia numa piscina com cloro quando pode pescar e mergulhar num oceano de águas profundas.
A mensagem de Saramago revelou que o escritor pode ser apenas o mensageiro para abrir as páginas de um livro esquecido.
A estranha luta de Saramago com um Deus que não existe não é uma demência intelectual. É a revolta de um homem que desconhece que na sua procura por um divino que nunca descobriu foi encontrado por um Deus que o conhece e o ama profundamente.
Saramago é inteligente. Não perde tempo em conversas banais com o eurodeputado Mário David que apelou à sua renúncia da nacionalidade portuguesa. Não tem medo de afrontar a religião maioritária e de afirmar que já não há fogueiras para queimar os hereges. Mas quando fala de Deus e da Bíblia o verniz estala. Inquieta-se. Revolta-se. Sente-se perturbado. Quer vingança!
Ninguém inteligente luta com a fantasia alheia. Fazer um campanha contra alguém que não existe é uma perda de tempo e Saramago sabe que o tempo que lhe resta é pouco para ser esbanjado em palermices de religiosos.
Saramago tem razão! Mas não tem fé! E a razão sem fé é como a justiça cega.
O que inquieta Saramago é a sua lógica contraditória. Como é que um Deus que só existe na cabeça das pessoas as influencia tanto?
“A neve não existe pois nunca a vi nem tive dela qualquer sinal”, é assim que se expressa a lógica de um ateu tropical pouco viajado. Mas Saramago tem viajado pelas Escrituras e já viu neve, mas tem medo de lhe tocar e de ser tocado.
Só falta mesmo olhar para cima e ver a luz do Deus que lhe brilha no seu pensamento.
A estratégia fracassada de Saramago transformou-o no maior publicitário português da Bíblia. Mesmo que Deus não exista ele conseguiu fazer o que muitos pregadores tentaram mas raramente conseguiram, trazer os desiludidos com a religião de volta às Escrituras.
Obrigado Saramago!"


Autor desconhecido e enviado por uma amiga.

O autor apareceu-me: João Pedro Martins - Diário de Notícias(só hoje, dia 30, é que vi no email que o próprio me enviou.)
Muito obrigado pelo seu contributo!

6 comentários:

Pitanga Doce disse...

Eu queria ver essa coragem toda para falar mal de Alá na época do Ramadan. Aí sim eu ia dizer que o gajo é valente!

Olha, recebi mail da Luz. Ela está bem. Só não tem computador em casa (pifou) e tem trabalhado demais.

Anónimo disse...

é apenas o renovar de uma polémica suscitada pelo "Evangelho Segundo Jesus Cristo", sobre a qual reportei várias vezes quando estava em Macau.
Não fossem as palavras que proferiu sobre a B´blia e Caim talvez tivesse sido apenas mais um livro de Saramago.
resumindo: uma excelente estratégia de marketing, que permitiu vender o Caim como pãezinhos quentes acabados de sair do forno.
O que não deixa de ser mais uma contradição de um comunista ortodoxo.

Bacouca disse...

Pitanga,
Eu tambêm acho! Comunistas que usam e abusam da liberdade de expressão quando eles não deixam saber o que isso é nos seus países! Ele que escreva sobre o Corão...
A Luz já dei sinal, graças a Deus e obrigado pela tua informação. Juro que estava preocupada.
Beijo

Bacouca disse...

Carlos.,
Este Saramago faz-me lembrar aqueles pequenotes que quando vêm um grande dizem: agarrem-me senão eu bato! Como sabe que não o iriam perseguir,como caso escreve-se sobre o Corão, e com um markting muito bem feito pela El Pilar, toca a agarrar a galinha de ovos de ouro. Comunista ortodoxo mas deve gostar muito mais do cheiro do dinheiro do que eu. Teorias está o inferno cheio. Não terá ele lido isto na Biblia...!
Beijo

Lisa Nunes disse...

Bacouca
que ótimo texto nos presenteaste.
como todos já disseram, Saramago fez com isso um excelente marketing e ainda contribuiu com a igreja atraindo novos fiéis.
Um Grande abraço
Lisa

Bacouca disse...

Lisa,
Como se diz "voltou-se o feitiço contra o feiticeiro", só que ele acaba por ganhar milhões com isto e coloca-os num off-shore...
Beijos