Seguidores

sábado, 27 de junho de 2009

TUDO TEM DUAS FACES!!!

Há precisamente uma semana fui buscar a minha filha ao aeroporto, vinda de Itália para passar uns dias comigo.

A minha cabeça fervilhava de projectos, os meus olhos sorriam de felicidade ao pensar nos momentos que iriamos passar juntas, o meu corpo era como uma pena flutuando no ar!

Hoje fiz o mesmo trajecto para a deixar no aeroporto para regressar a Itália.

A minha cabeça está vazia, os meus olhos cansados de chorar e o meu corpo pesado, sem força!

Sei que passados estes primeiros dias, em que não a irei acordar com um beijo, em que não ouvirei a sua doce voz ecoando pela casa e não verei o seu sorriso, tudo terá que voltar à normalidade, alimentada pela lembrança dos belos momentos que juntas passamos e pensando já no seu próximo regresso.

Como tudo tem duas faces! Mas entre o saber e o sentir profundamente vai uma distância tão grande que no fundo tanto me ensina a saber ainda mais como a vida é importante!!!

Este post tem a data de 27 quando deveria ser de 26 porque aguardei que soubesse que tinha chegado à sua outra casa. Já passava da meia noite!

terça-feira, 23 de junho de 2009

"3" FOI CONTA QUE DEUS FEZ???"



Cheguei à conclusão que o número 3 me tem acompanhado ao longo da minha vida! Fazendo as contas às coisas que fiz, aos sitíos onde vivi, aos grandes amigos que fiz, às pessoas que me marcaram, etc, etc, lá está o 3!!!

Vou começar de forma aleatória mas mencionando o que me marcou e marca nestes anos que têm sido bem vividos!

- Tenho 3 filhos que me dão alma;
- Amei verdadeiramente 3 homens na minha vida;
- Tenho de entre alguns e muito bons, 3 grandes amigos que sempre estiveram comigo;
- Houve 3 pessoas que já partiram e que me marcaram profundamente;
- Vivi em 3 continentes;
- Tive 3 profissões distintas;
- Tive 3 fases diferentes da minha vida;
- Fiz 3 grandes erros;
- Tomei 3 decisões muito difíceis;
- Fui 3 vezes totalmente inconsciente;
- Vivo o 3 /terço da minha vida;

Com esta "dose" e "quantidade" q.b. (!) que tiveram bons e difíceis momentos não é agora que vou desistir!

Quem me garante que ainda não tenho mais 3 "disto ou daquilo" para acrescentar a esta lista?

Não vou desistir!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

BALANÇOS



Há quem faça "balanços" no final do ano, outros fazem no início mas eu só os faço quando a vida me pede: sem datas, sem perder o controlo, tentando tirar ensinamentos e reflectindo sobre o que me é colocado. Por isso tenho que abrandar o ritmo para quando der o passo o mesmo seja compreendido e assimilado por mim da forma mais correcta e que me traga, como tem acontecido, compreensão, aceitação, paz! Tenho-me dado bem com este "método" e é por isso que posso dizer: vivo o melhor que sei e por isso sou uma mulher feliz.

Desde que me conheço a vida é algo tão natural!

Desde as minhas primeiras memórias, os acontecimentos, as amizades criadas, os instantes felizes e despreocupados não me "obrigaram" a parar para reflectir o porquê de tanta facilidade, de tanta sorte, de tanta felicidade.

Depois chegada aos 39 anos e num espaço de um mês é-me diagnosticado algo de muito raro e grave. Parei, fiz um balanço e compreendi que a vida tem um sentido e tem que ser muito bem aproveitada! Renasci.

Há um mês o médico que me acompanha disse-me frontalmente, como eu gosto e sempre peço: vamos abrandar Bacouca! Comece a pensar em si, para que todos os que gosta e ama, a possam ter e ver uma mulher feliz, como sempre, pelos anos que se poderá prolongar se tiver a noção exacta da operação a que foi submetida há 16 anos. Você é um ser humano...não é um sobreiro!

Como esta frase bateu forte! Parei, fiz um balanço e mais uma vez compreendi que a vida tem um sentido e que tem que ser muito bem aproveitada! Vivo, o melhor possível, o dia de hoje!

Balanço: estou em paz comigo, vivo em paz com a Vida!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AMIZADE PARA A ETERNIDADE

Neste mundo conturbado e vazio de valores, lembro-me muito de ti Xavito! Representas o exemplo de lealdade, sacrificando se necessário fosse, a própria vida pelo amigo. Esse amigo era o meu Pai.


Tinhas um porte altivo(nunca me quizeste dizer se eras filho ou descendente de soba) e os teus cabelos brancos representa na tua raça, uma proventa idade.


Desde que me recordo de mim, sempre te vi lá em casa.


Estavas encarregue de tratar do jardim, dos carros e dos cães. E foi nesta tua função que criaste um elo tão forte com o Pai e ele contigo. Juntos partiam aos fins de semana para a caça às perdizes com o par de pointers.


Foste tu que viste o Pai não conter as lágrimas quando o Pó "marrou" a sua 1ª perdiz! Foste tu que ouvias os seus desabafos, as suas preocupações os seus sonhos, enquanto percorriam a savana africana ao mesmo tempo que estavas alerta para algum perigo que puderia surgir ao Pai. O fim da "jornada" transportavas feliz a perdizes à cintura e quantas vezes, um dos cães ao colo!


Durante a semana e quando tinhas a certeza que as tuas funções tinham terminado é que me deixavas ir para o pé de ti e aí conversavamos: contavas-me lendas, remédios e feitiços, danças e canções da tua terra, peripécia de alguma caçada e terminavas sempre dizendo:

- Menina o patrão devia ser padre.
- Porquê Xavito?
- Porque é um homem bom e justo.


Um dia viste-nos partir para o "puto". O Pai ficou mas em períodos certos vinha visitar-nos e tu ficavas a tomar conta da casa, dos carros, dos cães, na esperança de que um dia voltariamos todos juntos.


Certo dia, ao fim da tarde, tocaram à campainha dois homens com um camião tir.
- O Sr. já não regressa e pediu para carregarmos tudo a fim de mandarmos no 1º barco para Portugal.
- Espera que eu vou buscar as chaves para abrir a porta principal.


Não trazias as chaves mas sim uma caçadeira (uma das que tantas vezes vos acompanhou) e ameaçaste que atiravas ao primeiro que avançasse. Fugiram. O Pai quando regressou soube disto e tu respondeste:
- Patrão eu tinha a certeza que se não voltasse a Luanda eu era o 1º a saber.


Infelizmente um dia o Pai teve mesmo que regressar avisando-te que não sabia quando ou se poderia um dia voltar mas pediu-te:
-Xavito fica aqui a tomar conta da nossa casa.


Soubemos muito mais tarde que o bairro onde viviamos foi destinado à numenclatura cubana e a nossa (tua) casa ocupada por um alto dirigente.


Desta vez nada podias fazer e também tu partiste. Não conseguimos saber se ficaste em Luanda, se foste para a tua terra ou simplesmente se tiveste que te esconder.


Partiste. Pergunto-me se não terás ido ao encontro do teu Amigo e já estaram juntos novamente.

Se assim fôr como fico feliz Xavito!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

HOMENAGEM A UMA CRIANÇA FELIZ!!!

Neste dia dedicado a todas as crianças do Mundo e ainda com o "alerta" deixado no meu anterior post quero relembrar uma situação que também me deixa sempre comovida (apesar de ser por registo oposto), que tive a felicidade de ouvir.

Estavamos em Macau e recebo um telefonema de um jornalista dizendo-me: não perca o telejornal hoje a noite. Temos uma surpresa para si.

Felizmente que me calhava sair cedo do gabinete do Secretário de Estado e portanto teria possibilidade de ver em directo!

Começa o telejornal e depois de várias notícias começam a entrevistar crianças devido ao dia mundial. As perguntas habituais e respostas sempre iguais:
- Sabes que dia é hoje?
- Sei. É o dia mundial da criança.
- Olha e já recebeste a prenda dos teus pais?
- Sim, claro!
- Gostavas que todos os dias fossem o dia mundial da criança?
- Gostava muito!
- Porquê?
- Porque recebia sempre uma prenda!

- Como te chamas?
- Rita Cameira
- Sabes que dia é hoje?
- Sei, é o dia da criança e já recebi a prenda dos meus pais.
- E também gostavas, como os outros meninos que todos os dias fossem o dia mundial da criança!
- Não.
(Ouve-se o camerman a rir e o locutor incrédulo por aquele "Não" tão seguro de uma criança de 6 anos e de opinião contrária a todos os outros. Confessou-me depois que se sentiu "apanhado numa ratoeira" e já baralhado sem saber como aquilo iria terminar!).
- Não Rita? Porque diz isso?
- Porque se todos o dias fossem o "Dia Mundial da Criança", perdia a graça.

Tinhas toda a razão, minha querida, pensando com os teus inocentes e felizes 6 anos! E sei também, tão segura como o dizeste na altura mas hoje já uma mulher, que sabes e tens consciência do quanto é importante lembrar este dia e que bom que era que fossem todos os dias!!!

Não pelas prendas mas pelo respeito, pelo carinho, pelo apoio, pelo amor!!!



A TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO QUE SOFREM PORQUE O MUNDO SE ESQUECE!
A TODOS OS HOMENS QUE QUEREM IGNORAR QUE ELAS TÊM DIREITOS!
A TODA A HUMANIDADE PARA QUE SE LEMBRE QUE HÁ TANTO A FAZER!
A MIM PARA QUE CONTINUE A VIBRAR E A LUTAR POR ESTE GRITO!