"A maturidade é uma ave que levanta voo ao cair a tarde." Foi Platão que o disse poeticamente.
E realmente os nossos "homenzinhos" feitos à pressa e cheios de opiniões, tal como os fabricam as nossas sociedades de aceleração e abundância, são tão infantis afectivamente!... O problema é ainda mais grave numa sociedade que não respeita os mais velhos."
Vasco Pinto de Magalhães, s.j.
4 comentários:
Uma boa semana.
O mais interessante é que muitos só vão notar que há qualquer coisa de muito errada na sociedade... quando chegarem a mais velhos ;)
Bjos
Isa,
Se vão! Vai ser o abandono e a solidão total. Mais do que existe hoje em dia.
Beijo
Tens toda a razão e, nessa altura, vão gastar litros de saliva a divagar como se chegou a esse ponto.
Hoje os pais na sua luta pela sobrevivência, com empregos em que até parece crime ter filhos, deixam de ter tempo para as crianças que passam mais tempo na net ou num armazém chamado escola, em vez de ficarem com os avós... e, também, vêem os pais a tentar despachar os avós para os armazéns de velhos... estamos à espera de quê?
O exemplo será repetido e como a tecnologia não dá carinho, não desenvolve a afectividade, o respeito nem a empatia... o resultado só pode ser trágico.
Bjos
Isa,
É exactamente esse o perigo e o drama deste circulo vicioso. Os miúdos vão logo para os infantários, os pais vão buscá-los a correr e metem no quarto com brinquedos ou em mais velhos com a tv ou playstation, pois tem o jantar para tratar e as milhentas voltas de uma casa. As refeições são a olhar para a tv e depois cama. Não há diálogo, afecto, partilha de um dia. Claro que quando os pais envelhecem e eles vão para o mundo do trabalho fazem o mesmo: pais no lar e sorte daqueles que ainda vão para casa e que são muito poucos. É dramático.
Beijo
Enviar um comentário