Seguidores

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Encontros familiares.

"Uma boa semana", foi escrito, durante muitos meses, ao domingo. Desta vez foi ao sábado pois eu tinha a certeza que não poderia escrever nesse dia.

Fomos a Coimbra a um encontro da família do Vabenne. Junta-se sempre muita gente entre irmãos, cunhadas, e sobrinhos. São mesmo muitos e todos muitos faladores e diferentes uns dos outros. A conversa não tem fim e todos ouvimos entre exclamações, perplexidades e risos as suas histórias.

Os sobrinhos vão pelo mesmo caminho. Quem sai aos seus não degenera!

Contudo há dois que mais me espantam pelo rumo que eram às suas vidas. O Pedro e a Joana.

O Pedro: rapaz bonito, belíssima figura com uma vida normalíssima de adolescente. Estudante de medicina dentária, tirou o seu curso, abriu consultório e foi convidado para assistente da Faculdade de Coimbra. Alguns namoros, muitas festas, e vida de bon-vivant. O último namoro durou 5 anos tinha o Pedro 28 de idade. Um dia reúne os pais e diz-lhes: vou para padre jesuíta. Largou tudo e começou a sua preparação para o que tinha escolhido.

A Joana: uma belíssima arquitecta que acabado o seu curso é convidada para ir trabalhar num dos melhores atelliers na Holanda. Aí permanece 7 anos com o seu namorado. Entretanto trava conhecimento com uma ONG belga, deixa namorado, deixa a sua vida estável e segura na Holanda e parte para onde é preciso ajudar a construir ou reconstruir habitações. No seu curriculum conta o Dafur, o Sri Lanca, a faixa de Gaza entre outros. Agora ia partir para o Afeganistão para a capital.

Gente jovem que resolveu, a determinada altura das suas vidas, tomarem rumos radicais mas onde se sentem felizes!

São sempre convívios interessantes, com muitas histórias e peripécias para ouvir e donde vimos reconfortados!

8 comentários:

Dreamer disse...

Que jovens extraordinários! Assim dá gosto!

Laura disse...

Nem haja dúvidas que estão a seguir o verdadeiro caminho... e isso é bom, é bom no sentido que trabalham para o bem sem se importarem com o olhar a quem... Como eu digo; o mundo vai dar aquele passo e eles estarão simplesmente no lugar onde terão de estar na hora certa.
beijinhos para ti e para eles que tiveram coragem para deixar o supérfluo para trás...

laura

até eu vou mudar de caminho...vou ter uma vida mais dificil, mas tem de ser.

Anónimo disse...

Que belo início de semana e dois lindos exemplos de quem escolhe viver ao serviço dos outros
Abraço Zinha

Bacouca disse...

Dreamer,
São jovens que deixaram o seu conforto para seguir um chamamento mais forte. Admiro-os também.
Beijo

Bacouca disse...

Laura,
Realmente estes dois sobrinhos, se assim continuarem, vão passar pela vida deixando obra feita e serão os escolhidos.
Deixaram o superfulo e a Joana pelo menos trabalha para os pobres dos mais pobres, os sofridos dos mais sofridos.
ostaria de saber qual essa tua mudança, minha querida...
Beijo

Bacouca disse...

Zinha,
Realmente começamos a semana reconfortados, tranquilos pois estes dois elementos conseguem, sem querer "humanizar" estes encontros familiares com o que nos contam.
Beijo

Laura disse...

Bacouqinha, vou para casa d aminha mãe olhar por ela, venhoa qui de dias a dias e continuo no voluntariado no hospital e nas aulas em setembro, apanho o autocarro para o hospital que não tem parque grátis e na escola há lugar como é à noite levo o carro, ela precisa as pernas estão fracas, o nuno sabe cozinhar e arrumar e como tem tempo...e o manel também,assim, desenrasquem-se mas não posso deixar a mãe sozinha.

Admiro os teus sobrinhos, é algo que está cá dentro, já quis ir para África mas nem preciso ir tão longe, a nosso lado há infelizes de todo o jeito...

Boa sorte para eles,admiro essa coragem de tudo largar o bem estar e ir fazer o bem, beijinhos muitos, muitos.

laura

Bacouca disse...

Laura,
Se a tua Mãe precisa de ti, acho muito bem que vás para o pé dela. O Nuno e Manel são crescidos para perceber isso e saberem tratar-se. O voluntariado é algo de muito importante e dá-nos uma alegria que não há igual. Eu fiz voluntariado até puder.
Quanto ajudar os outros não precisamos de ir para longe pois infelizmente a nosso lado há um irmão que precisa.
Beijo