Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Palavras...

Palavras! Há muitas maneiras de dizer a mesma coisa, dependendo da pessoa e dos seus hábitos. Tenho ouvido tantas palavras que definem ou tentam definir o mesmo que acho que irei fazer um dicionário!

Hoje, por exemplo, chove aqui. A minha empregada, à conversa comigo disse-me:

- Minha Sra. por vezes sabe bem ouvir a chuva a"cantar."

Achei esta palavra "cantar" uma maravilha pois na verdade quando ela caí forte ouve-se o seu murmurar batendo nas vidraças, no telhado, no chão do jardim.

Depois e também hoje veio a costureira. Perguntei-lhe:

- Sra. Lurdes veio de carro ou a pé?
- Vim a pé porque não havia problema. A chuva cai direitinha.

Direitinha! É verdade a chuva caia sem ser batida pelo vento, com uma direcção: na vertical!

Encantou-me estas duas palavras, que eu nunca as teria usado ou sequer pensado nelas, mas que definiram tão bem situações distintas.

Vou arranjar um bloco e apontar estas expressões a que não estou habituada mas que me põem a pensar e que no fundo não deixam de ser uma melodia para estes dias tristonhos!

8 comentários:

Isa GT disse...

Por aqui tive mais sorte... solinho... 50% de garantia para eu ficar, logo de manhã, com boa disposição :)

Bjos

Dreamer disse...

Houve um polícia, no Algarve, que nos mandou seguir até uma "curva arrebatada"! Nunca mais esqueci esta frase...

Laura disse...

Bacouquinha, não houve mau tempo que tirasse a felicidade que plantei no coração..Vieram cá os meus 3 sobrinhos e a minha querida cunhada , a Rosa, vivem na África do Sul, ficaram cá 3 dias, andamos com eles a mostrar a terra que não conhecem, são filhos do meu querido maninho mais novo que faleceu há 5 anos... e que amo ainda muito muito..e assim, nem o mau tempo me pôs de cara cinzenta...

Tens razão Bacouquinha, as palavras ditas dessa forma dão outro sentido à vida...mas que giro, e eu como não ouço, quando me apercebo dessas frases acho piada..

beijinhos a ti e um apertadinho abraço.

laura

Laura disse...

Ehhh Dreamer, e que curva seria essa? arrebatada ou arrebitada? ahhh é igual, fico sem saber..entendeste que curva era, ou mandaste o Polícia ir ele dar a tal da curva? bem me ri.

beijinho.

laura

Laura disse...

Bom, no Algarve a comprar toalhas a uma cigana ela mete conversa e depois lembra-se de me perguntar se tinha mais ermões... (irmãos) os miudos e que ouviram e riam-se a disfarçar, tadinha...

Bacouca disse...

Isa,
Eu sem sol fico logo murcha! O sol é-me fundamental para aquecer os neurónios e pôr tudo isto a funcionar!
Beijo

Bacouca disse...

Dreamer,
Curva arrebatada deveria ser curva apertada julgo eu! Há cada termo que acho que dá para o tal dicionário. Por ex. a minha empregada usa a palavra "chieira" para dizer vaidade. E aqui no norte esta palavra é usada!
Beijo

Bacouca disse...

Laura,
Finalmente tiveste a tua cunhada e sobrinhos. Com alegria tanto faz estar sol como chuva. O que nos interessa é estar com as pessoas que amamos. Que bom esses 3 dias minha querida!
Quanto aos erros linguisticos "ermãos" em vez de "irmãos", também existem muitos e também dá para um dicionário.
Bora a juntar esses erros e fazer um!
Beijo