Seguidores

quarta-feira, 28 de maio de 2008

GENTES DOMUNDO PROFUNDO

Como já se vai tornando habitual, às quartas feiras recebo o meu itinerário para durante dois dias efectuar a supervisão da entrega de um semanário. Semanário esse que é distribuido por terriolas, aldeias, e vilas do Portugal profundo. Tão profundo que na maioria das vezes as ruas,onde é usual só passar um carro que pode muito bem ser de bois, ainda não tenham nomes e as casas números de porta atribuídos, mesmo que, por ironia do nosso país, passe perto uma via rápida(SCUT)!

Os mapas que me são entregues são rudimentares e mesmo que o não fossem, penso que teria a mesma dificuldade em encontrar os pontos de referência, pois o meu sentido de orientação é muito fraco! Noutra ocasião descreverei como velho é o ditado: quem tem boca vai a Roma!.

Contudo parto sempre entusiasmada com o sentido de aventura que este trabalho acarreta! Aventura por conseguir chegar aos sítios, por descobrir zonas aqui tão perto e em simultâneo tão recôndidas dos circuitos normais, por disfrutar de uma paisagem tão bonita e genuina e, "the last but not the least", as pessoas que tenho que contactar.

Pessoas que vivendo no seu isolamento têm o coração aberto que se transmite pela confiança espontânea para um estranho, por um "bom dia" feliz, um sorriso franco, a porta da sua humilde casa aberta para um desconhecido e a alegria de serem abordadas para responder a um número determinado de perguntas interrompendo por vezes, tempo ao seu labutar! Que lição a qualquer citadino!

Quando regresso a casa, pela via rápida,(!) trago aqueles rostos na memória e a sua maneira de lidar com o próximo no coração! Como por exemplo o Sr. António, que respondendo feliz ao questionário se vira para mim com o seu olhar doce e me pergunta:menina quanto tenho que lhe pagar para ir buscar o dinheiro?

Por favor, respeitemos e não enganemos as nossas gentes!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A SUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER. NÃO É SIMPLES?!

Tenho o quadrado branco, vazio, à minha frente! Porquê? Porque se há quem me peça para escrever neste espaço também há quem me diga para escrever no livro que me foi oferecido e onde na altura, longe DOMUNDO dos blogs, prometi que o faria somente no o intuito de ser lido, muito mais tarde,(!) pelos meus filhos e filhas, netos e netas!

Mas como todos nós, tenho vivências, experiências,alegrias e tristezas, dúvidas, certezas(?) que aqui podem ser descritas, debatidas, comentadas ou simplesmente lidas.E que por vezes são mais fáceis de explanar do que "abrir o livro" da nossa vida.

Hoje fiquei de tentar "desatar os nós" do porquê da "substêntavel leveza do ser":porque será que há pessoas que se cruzam conosco e nos marcam para o bem ou para o mal, que ficam conosco para sempre ou são esquecidas, com quem partilhamos momentos importantes e que depois perdemos o seu rasto. E sendo as pessoas que fazem girar tudo isto surgem coisas que ontem tinham valor e que hoje nada nos dizem, que hoje nos sabem e fazem tão bem e que ontem nem pensavamos que existiam, que ontem tinham valor e que hoje pouco importam.

Para mim as razões são poucas, talvez se contem pelos dedos de uma mão mas não quer isto dizer que não sejam importantes e pelas quais tentei e tento sempre pontuar a minha vida.

1º - Antes de tudo:sou feliz porque quero. Não tento culpabilizar os outros, esperar algo deles, dar-me em troca de qualquer coisa. Quero ser feliz e ponto final!
2º - Passou de moda - não faças aos outros o que não queres que te façam a ti: para mim prefiro pensar - faz hoje aos outros tudo o que gostaria para ti.
3º - Se não faço de mim o que desejo, como quero que os outros sejam o que eu desejo para eles?
4º - Não basta que me abstenha de praticar o mal; é necessário que faça todo o bem possível.
5º - Preciso de parar. De pensar como as minhas palavras, atitudes, gestos podem alastrar provocando boas ou más reacções.

Com estes "apontamentos", o passado tem servido para compreender o presente e quando for altura, melhorar o futuro.

E assim tenho constatado que os amigos continuam, que os que se cruzam por um acaso da vida me respeitam, que os que me magoam não têm possibilidade de o repetir, que as coisas tem o seu valor do momento em que são usufruidas e vividas, serão ou não recordadas com alegria ou pena, guardadas ou fechadas para sempre nas gavetas da minha memória.

"Se é verdade que não podemos prolongar a vida por um minuto, é também verdade que podemos torná-la maior e mais bonita" (Henrique Manuel)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

MAS HÁ SINAIS....

Hoje, ao ler o espaço de duas meninas que me são muito queridas, ambas transcreveram poemas de Ricardo Reis. É preciso pensar que uma está em Itália e outra a sul de Portugal! E ambos me disseram muito. Para elas "dedico" esta prosa:

A FELICIDADE EXIGE VALENTIA

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa DOMUNDO, e posso evitar que vá à falência!

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e periodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recondido da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. E ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma critica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
"Fernando Pessoa"

MAS HÁ SINAIS... E NÃO COINCIDÊNCIAS dedico também a alguêm a quem devo tudo e que hoje fazia anos.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

AMOR: A PALAVRA MAIS IMPORTANTE DOMUNDO

Passei os momentos que o meu pensamento permitia( pois ele rola como uma bola colorida nas mãos de uma criança!) a pensar deste tema: amor.

Concluí que é a palavra mais importante, completa e desprendida DOMUNDO. Pena é que aqueles que o têm e recebem não dão, por vezes o seu devido valor e tantos que não têm nem recebem não têm nem terão nunca a oportunidade de o conheçer!

Importante porque é ele sómente que consegue dar a paz, a alegria e a força de viver.

Completo porque abrange todos e tudo e existe várias formas ou maneiras de amor: o que sentimos pelos pais é diferente do que sentimos pelos filhos, o dos filhos é diferente do que sentimos pelo marido amante ou amigos, dos amigos é diferente do que sentimos por diversas coisas como por exemplo o animal de estimação, a recordação de família que pode ser um anel, a terra onde nascemos ou onde fomos felizes, a casa que habitamos, o filme, livro ou música que nos marcou e que dizemos "adorei", etc, etc. Tudo é amor e todo ele é diferente!

Desprendido porque não esperamos nada em troca: ele é genuíno, espontâneo, dificil por vezes de compreender como aconteceu!

Hoje, logo que acordei, pensei numa pessoa que faz anos: muitos parabéns por existires e...AMO-TE!!!

sábado, 17 de maio de 2008

DUAS OPINIÕES SOBRE O MESMO TEMA: ASSIM AVANÇA O MUNDO!

Hoje numa troca de impressões com o meu confidente ele disse-me que os blogs são utilizados de uma forma diferente daquela que inicialmente surgiram: troca de ideias, opiniões ou temas. Hoje são usados como diários pessoais onde se descreve momentos passados, experiências vividas, histórias partilhadas. Qualquer pessoa "devassa" o nosso dia a dia.

Terá ele razão?

A sua opinião fez"tilintar" campainhas na minha cabeça, vindo eu, logo que possível, ler e reler, o meu!

E devo dizer que não concordo pois julgo que, descrevendo momentos que nos fizeram vibrar, experiências que algo nos ensinaram, histórias que nos ajudaram, estamos a opinar sobre assuntos, a descrever ideias ou a pensar sobre temas que porventura dizem algo do MUNDO que nos rodeia.

Terei eu razão?

Eu aqui continuarei, sempre que tiver algo para dizer, que me marcou, ensinou, me fez rir ou me fez chorar(pode ser de alegria ou tristeza) e se alguém quizer que comente, opine e pense sobre os mesmos!

terça-feira, 13 de maio de 2008

AMIGO APRENDIZ

Reparei agora, ao abrir o espaço para escrever este texto, que já tinha 13 mensagens feitas até hoje dia 13. Coincidência?

Resolvi, de uns tempos para cá, não ver noticiários, não ver jornais.Acho que o MUNDO está a atravessar uma fase muito conturbada e eu sinto-me impotente por não contribuir com a minha ajuda para acabar com a fome em África, a guerra no Médio Oriente, as catástrofes naturais, etc, etc.

Contudo também não quero fazer como a avestruz e não pensar no que me rodeia. Julgo que, por pouco que faça, se o fizer a alguém que precisa de uma palavra amiga, de um ouvido para desabafar, de um ombro para chorar, estou na minha pequenez a ajudar a que, à minha volta, tudo se torne mais fácil.

Com os amigos, conhecidos e até estranhos não é dificil, mas com aqueles que me magoaram, que me desprezaram, que não me respeitaram?

Porque não para esses ser o AMIGO APRENDIZ?

Quero ser teu amigo
Nem demais nem de menos
Nem tão longe nem tão perto
Na medida mais precisa que eu puder

Mas amar-te como próximo, sem medida
E ficar sempre na tua vida
Da maneira mais discreta que souber

Sem te tirar a liberdade
Sem jamais te sufocar
Sem forçar a tua vontade
Sem falar quando for hora de calar
E sem calar quando for hora de falar
Nem ausente, nem presente por demais,
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.

É bonito ser amigo,
Mas confesso
É tão difícil aprender,
Por isso te peço paciência.

Vou encher esse teu rosto
De alegrias, lembranças!
Dá-me tempo
De acertar nossas distâncias!

"Fernando Pessoa"

Que tal começar já amanhã?

domingo, 11 de maio de 2008

DOMUNDO DO TRABALHO - DÁ SAÚDE? DÁ ALEGRIA?

Apesar de ter trabalhado muito e em diferentes áreas, nunca tinha pensado ou colocado este "clichê": o trabalho dá saúde! Agora acho que também poderei acrescentar: e alegria?.

Depois de ter ficado em casa, por alguns meses (seriam anos?!)apesar de procurar e concorrer a anúncios e entrevistas onde já começava a ficar cansada (não só da procura como da resposta: habilitações a mais; idade a mais), consegui um trabalho!

Distingo trabalho de emprego e também sei que é preciso utilizar a invenção portuguesa: uma máquina onde se mete uma cunha de um lado e sai um tacho do outro. A mim não me saiu um tacho (acho que estão todos já ocupados) mas recorri à cunha pois sei que "amigo de amigo tem abrigo".Não me repugna dizer isto pois a amizade e solidariedade também abrange este campo!

Trabalho esse que me requer percorrer cantos e recantos deste Portugal a norte e contactar com pessoas. Mais tarde entrarei em mais alguns pormenores acerca do mesmo mas agora queria sómente explanar sobre: dá saúde? Dá alegria?

Eu sempre soube que era uma sortuda(também faço por isso caraças!) mas este dá-me as duas coisas: saúde e alegria.

Saúde porque ando ao ar livre, muitas vezes a pé, faço ginástica ao contorcer a cintura quando saio e entro no carro, adquiro mais equíbrio poisando pé aqui pé ali, a atenção mais desperta para ver se não me salta um cão feroz de algum canto e exercito os neurónios ao interpretar mapas (eu que nunca o soube fazer!).

Alegria pois ao ter que contactar com um leque diversificado de pessoas,as mesmas me ensinam algo, me proporcionam momentos engraçados e até caricatos e volto a percorrer sitios por onde há muito já não passava(é o mal das vias rápidas e auto-estradas)e relembro sempre momentos felizes da minha vida.

Ordenado? Não interessa muito, quando consigo adquirir estes dois bens indispensáveis a uma vida feliz!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

OUTRA VEZ O SUL A AJUDAR O NORTE!

Estou ansiosa por confirmar se uma vez mais, o Sul ajudou o Norte! Eu estou quase certa de que sim pois a vontade e disponibilidade é tanta que terá concerteza a sua recompensa. Contudo só poderei ter a certeza disso se o Sul confirmar ao Norte!!!

Conversa de tolos?! Não!

Conversa séria, tão séria que até pode levar-nos a pensar que, se esta ajuda que parece fácil e simples, se alarga-se ao MUNDO este seria mais justo, mais equilibrado, mais feliz! Basta cada um querer e contribuir com a sua parte: dando um pouco do seu tempo, ensinando um bocado dos seus conhecimentos, ajudando passo a passo, a prosseguir um passo em frente. E assim todos caminhariamos lado a lado como o Sul com o Norte e o Norte com o Sul!!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

HÁ DIAS QUE NÃO SE ESQUECEM POR MAIS VOLTAS DOMUNDO!

É verdade! Podem passar anos, meses, dias, importantes e inesquecíveis mas guardado numa das gavetas da minha memória, há datas que subsistem.

Não é teimosia! É o querer guardar para arquivo geral da minha vida, como momento marcante.Recordo-os sempre com muito carinho. Mesmo o dia da partida dos meus Pais, de um familiar, de um amigo, ao recordá-lo, retenho sómente a pessoa que foi, o quanto de bom me marcou, a sorte que tive em partilhar pedaços meus em conjunto.

Assim, o dia 07.05. representará sempre a confiança entregue nas mãos de médicos, enfermeiras, anestesistas, a oportunidade que me foi dada de recomeçar a vida, não esquecendo nunca o valor da mesma, a força adquirida por essa mesma benção, o pensar que provavelmente me foi pedido por ALGUEM, que teria porventura, uma missão "secreta" a cumprir.

Bem haja a tudo e a todos que entrevieram nesta data!

terça-feira, 6 de maio de 2008

NÃO É VAIDADE - É ESTIMULO!!!

Quando conseguimos "construir" algo sózinhos ou com a ajuda de alguém, é tão bom ouvir ou ler umas palavras, que nos dão ânimo, estimulo, vontade, de continuar! Continuar sempre e melhor!



Eu posso conseguir, avançar, conquistar, mas se tiver o apoio e o carinho de alguém, o "caminho" torna-se fácil, alegre, motivador.



Serei diferente dos outros? Julgo que não! Eu sou feliz porque quero, porque aprendi e continuo a aprender sempre, a viver com a lista de coisas que tenho, mas se me acompanhar ao meu lado, a palavra amiga, o estimulo construtivo, a força de alguém, aí sim... sou muito feliz porque quero e porque me ajudam a valorizar como pessoa.



Obrigado a ti que me tens ajudado nesta "caminhada". Eu te adoro!!!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

TI ADORO - O MUNDO ERA MELHOR

Ontem estipulado ser o DIA DA MÃE claro que, se escrevi, teria que ser para a minha. Contudo hoje lembrei-me de algo que se passou e que gostaria de relembrar, pois era bom que todos fizessemos sempre isso,quer com amigos,irmãos,irmãs, pais,etc.

Estando outro dia numa consulta com a minha médica que por sinal é brasileira, toca o seu telemóvel, pedindo-me ela licença para atender. Aguardei e ia ouvindo: também eu, meu amorrr, Ti adoro (por favor, puxem pelo ouvido e ponham no sotaque brasileiro, por sinal, tão doce!). Desligou e disse-me:

Peço desculpa mas é meu filho. Me telefona, várias vezes ao dia, sómente para me dizer - Mamãe ti adoro -. Não julgue que é minino com 10 anos. Não é não!É um matulão com 26.

Se todos, sempre que nos apetece, dissessemos" adoro-te "gosto muito de ti", como o MUNDO seria melhor! Eu fiquei a pensar nisso e sou fã nº1 para o pôr em prática!

domingo, 4 de maio de 2008

MÃE E FILHA - AMIGAS PARA TODA A VIDA

Decretaram que hoje seria o DIA DA MÃE. Para mim será todos os dias pois, felizmente, tive uma MÃE que é a AMIGA para toda a vida.Apesar de já ter partido está sempre presente pois é com ela que partilho todos os momentos bons e menos bons, que lhe conto todos os meus segredos, que lhe peço ajuda quando preciso, que riu ou choro no seu ombro! Que feliz me sinto por ter tido uma MÃE que tanto me marcou ao dar-me "tintas, pinceis e tela, mas ter-me deixado pintar o meu próprio quadro".

Que eu, em sua homenagem, consiga transmitir aos meus, tudo o que ela me ensinou porque assim, terei a certeza, que cumpri o papel que me foi dado mais importante da minha vida: ser Mãe!