Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A CORRER PARA A JUNTA MÉDICA!

Há 7 anos por decisão de uma junta médica e mediante uma tabela da Direcção de Saúde, tive a possibilidade de adquirir um carro em condições especiais: isenção do IVVA e com mudanças automáticas e sequenciais. Há 5 anos pensei trocar de carro e para isso teria novamente que me submeter a uma junta médica. Não acharam que eu teria direito à compra de carro nas mesmas condições.

Pessoas que perdem uma perna ou um braço podem mais tarde, colocar uma prótese e por conseguinte deixam de ser considerados incapazes. Como estes há outros casos. Comigo acho que é diferente pois a espinal medula não pode ser sustituida nem sequer regenerada. Portanto para esses drs. que me viram, eu em 5 anos tinha melhorado em vez de ter estacionado ou como mais certo, piorado.

Como sou teimosa quanto aos meus direitos(!), pedi nova junta médica.

Esperei um ano mas lá fui chamada. Entro numa sala grande onde a uma secretária estão sentados 3 drs. Não levantam os olhos para mim senão quando pergunto onde me poderia sentar. Penso que tinham à frente o meu processo com os exames e relatórios tanto do neurologista como do neurocirurgião.

- Porque vem à junta?
- Porque gostaria de trocar de carro
- Não melhorou desde a última vez?
- Não.
- O Sr. Prof. António Saraiva e Prof. Rui Vaz fizeram relatórios longos demais!
- Escreveram concerteza o que acharam necessário.
- Sofre de incontinência?
(Continuavam a olhar para o tampo da secretária e aí, eu que já "fervia" disse, com um tom categórico mas sabendo que estava a mentir)
- Sofro
- É que aqui não vem mencionado.
- Porque de certeza, é o menos importante, do meu estado!
- Pode ir embora que depois recebe a comunicação.

Chegou hoje a resposta: pode adquirir viatura ao abrigo do art.(já nem me lembro).

Todos que tenham incontinência, normalmente os mais idosos, toca a correr para uma junta médica para adquirirem um carro sem o IVVA( é quase o preço do carro!), pois eu acho que sou prova disso: é muito grave e torna um individuo com grave incapacidade!!!

2 comentários:

Lina Arroja (GJ) disse...

Boa ideia para a minha próxima junta médica. ;))

Bacouca disse...

GJ
Estas juntas médicas não dá para perceber...E estamos nós sujeitos à sua arrogância, à mania que todos os querem enganar, sem qualquer respeito e sabendo distinguir caso a caso.
Que tenha sorte!
Beijo