Seguidores

segunda-feira, 29 de março de 2010

UMA BOA SEMANA

"Obrigado, dizer obrigado. Pode ser a palavra do dia. A palavra obrigado quer dizer: ligado a, obligatus, ficar ligado a quem nos fez bem. É fazer bem, reconhecendo o bem. Não é ser obrigado no sentido de ser constrangido a alguma coisa.

Nós ficamos obrigados, ligados pelo bem que recebemos e fazemos."

P. Vasco Pinto de Magalhães

sexta-feira, 26 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DO JORNAL

Quando compro um jornal estou à partida, a ler notícias que já aconteceram. Posso depois saber a opinião de algum comentador sobre determinado tema e saber de eventos que se irão realizar.

Pois eu agora, publico todos os dias o meu "jornal de notícias" mas somente com notícias (portanto com acontecimentos já passados).

A ideia surgiu da minha filha Rita que me tem ajudado muito. Eu dizia-lhe que, todos os dias à noite, fazia uma reflexão sobre o mesmo e a seguir, pensava no que gostaria de fazer no dia seguinte. Mas sentia-me muitas vezes "frustrada" pois o dia passava e não tinha feito nem metade do que planeara. E nesta fase de readaptações, em que, se um dia dou um passo para a frente, noutro posso dar 2 ou 3 para trás, os avanços e os recuos têm um papel fundamental.

Assim hoje "noticio" o que fiz no dia anterior, tendo sempre a esperança e a vontade, que as próximas notícias retardadas 24 horas, sejam melhores!

Truques, que comigo resultam, para ir vivendo sempre, cada dia o melhor possível!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010





Esquecemos que a vida é como um carrossel, que as voltas que dá por vezes são muito rápidas e não nos deixam apreciar o que de bom elas têm. Outras vezes gostaríamos ou imaginamos, que tinham outro ritmo e ficamos a aguardar pelo seu final, para tentarmos o carrossel que está do outro lado. E reflectimos que afinal não é tão diferente que o anterior.

Que se consiga apanhar o melhor e que apreciemos as suas voltas em pleno.

Pelo menos que nunca seja tarde demais!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Descobri, à pouco tempo o "facebook". Sou uma iniciada mas já completamente viciada!!!

Há uma razão muito forte. Um amigo criou um grupo convidando pessoas, espalhadas por aí fora (é o melhor termo que encontro pois em segundos estou em Lx, no Brasil, em Macau, etc), que viveram durante os anos 60 e 70, no Bairro de Alvalade, em Luanda.

Claro que isto depois é como as cerejas: aparecem os irmãos ou irmãs mais velhos ou mais novos, amigos de amigos, mas voltar a relembrar uma data especifica da nossa vida, em cruzamento uns com os outros, é aliciante.

Até revi a minha casa, agora cheia de grades e com uma guarida e polícia, à entrada do portão. Quando lá vivi não precisava dessa segurança mas o elemento do governo que a habita, não deve ter cão e por isso tem medo...

Depois surge os amigos "disto", o grupo "daquilo" e o vício entranha-se e o tempo passa a correr.

Se ao menos, eu pudesse utilizar o método deste meu "patrício"!!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Assumi o compromisso para os que me visitam, e claro também para mim, de todos os domingos deixar uma mensagem para reflexão e desejar uma boa semana. E foi esse compromisso que me fez reparar que não vim aqui durante 7 dias!


De repente, posso logo mencionar 7 coisas importantes para contar e que, com mais ou menos inspiração, dariam um post:


- a adaptação calma e lenta aos novos espaços criados no r/c;
- o dia do Pai;
- o 6º mês do Vascota;
- o regresso dos cães novamente a casa após as obras;
- o início da primavera (só no calendário!)
- o reencontro através do facebook de grandes amigos tanto de África como Macau;
- uma queda enorme que poderia ter acabado numa situação irreversível para o meu estado físico (só peço que os meus anjos da guarda e arcanjos não metam férias!);

Foram dias preenchidos, e no fundo, é isso que conta!



domingo, 21 de março de 2010

UMA BOA SEMANA

"Todos querem a paz, mas há muita gente que não se dispõe a fazer as pazes. Parece que não acreditam que duas pessoas zangadas ou um casal desavindo se possam reconciliar. Preferem afirmar posições.

De facto, o orgulhoso não é inteligente! Se fosse inteligente, já teria percebido que a coisa mais humana é levantar-se dos seus erros e recomeçar cada dia. Não o tentar e agarrar-se aos seus direitos parece força, mas é fraqueza infantil."

P. Vasco Pinto de Magalhães

domingo, 14 de março de 2010

UMA BOA SEMANA

"Tenho relações ou tenho ralações? Sim, não é para brincar com a palavra, é para examinar a qualidade das nossas relações.

Se são humanas e construtivas, podem trazer sofrimento e cuidado, mas fazem crescer. Mas se as nossas relações são egoístas e enganadoras, então não só trazem ralações, como são elas próprias ralações, destruições mútuas e transmissíveis.

Nós somos o que forem as nossas relações."

P. Vasco Pinto de Magalhães

sábado, 13 de março de 2010

É OBRA!!!

Hoje por curiosidade, fui ver se havia novidades no "Ares da Minha Graça", mas continua "fechado", apesar da chavena de café estar a transbordar! Depois resolvi dar uma vista grossa e espreitar o perfil da pessoa que me delicia com as suas crónicas, textos, histórias, virus, etc.

Reparei que tem, aproxidadamente mais de 10.000 visitas!

Não me admirei nada e por isso corri à pasta das minhas imagens, para colocar este selo que lhe ofereço.

Portanto, quando regressar, por favor venha cá buscá-lo pois eu não o posso entregar em mão, porque não sei onde se encontra!

sexta-feira, 12 de março de 2010

CASA RENOVADA


Foi com este vinho, que há quase dois meses, se iniciaram as obras cá em casa!
Realmente nada mais indicado que um "Poeira" para assinalar a quantidade que houve. Agora há materiais novos que facilitam o trabalho mas não deixa nunca de haver este malfadado elemento!
Também não se pode dizer que as obras foram pequenas mas o engraçado é que terei de 3 salas "separadas", cada uma de si por um degrau, uma sala toda ao mesmo nivel. O janelão que dá para o jardim da frente e que ocupa a parede toda, tornou-se basculante e de muito mais fácil acesso ao exterior. Para isso teve que se tirar o anterior e durante 3 dias que, por coincidência, foram naqueles dias de fortes chuvadas e ventos, o "burado" foi tapado por uma lona!
Fiquei com mais um quarto, uma zona de vestir e casa de banho no r/chão.
Hoje já se puderia fazer a mudança e deixar de estar praticamente no 1º andar, mas resolvi só fazer isso na próxima semana. Habituo-me aos meus cantinhos, crio o meu conforto com o que me é necessário à minha volta e mudar requer uma certa preparação e mentalização à minha maneira!
Amanhã, irei ver com calma, o que necessito para a minha Fernanda fazer na nova zona, para criar o tal "cantinho" e neste caso já posso até incluir o jardim!
Tenho a certeza que me irei sentir muito bem, na nova zona privada (chamada "suite"!) e deixar a do 1º andar onde estive 20 anos!
Quem tem arquitectos em casa é assim! E agora a Fernanda, que adora arrumações e limpezas, vai andar ainda mais feliz e eu com mais espaço para me "expandir"!

terça-feira, 9 de março de 2010

AO MEU PEIXE KIKINHAS!!!


Tenho um "peixe" que hoje faz anos e a quem eu chamo "kikinhas". É um peixe de estimação, como não há outro igual.


Sempre foi lindo e diferente. Tão diferente que muitas vezes tem que saltar do seu meio ambiente tal é a ânsia e necessidade que tem em conhecer outras coisas e dar largas à sua imaginação.

Não sei se todos o conseguem compreender mas de mim tem todo o apoio! Desde pequenino que eu adorava sentar-me ao pé dele e ouvi-lo "borbulhar" as suas histórias, as suas invenções, as suas traquinices, as suas graçinhas e o seu constante bater de barbatanas. Um pequeno espaço tornava-se grande com a sua agitação.


Criava coisas até que começou, já numa fase mais adulta, a aperceber-se que criar não é imaginação mas sim correr o grande risco de ter a realidade!


E é essa realidade que lhe vai surgindo com tanta frequência, que eu muito gostava que ele, concretamente, se apercebe-se da mesma!

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Com uma letra do José Cid, deixo o meu apoio e ânimo a todas as mulheres espalhadas pelo Mundo que ainda não sabem e não sentem, pelo modo de vida que têm, o que representa este dia.

Mulher não importa quem sejas,
de onde vêns e onde estejas,
quero cantar para ti!
Mulher
Que és a flor e o fruto,
a origem de tudo,
quero cantar para ti!
Mulher,
que tens a chuva em teus olhos,
e choras baixinho
para ninguém te ouvir,
Mulher,
quero dar-te coragem para poderes resistir.
Eu sei
tens tanta coisa para dizer
e ficas calada.
És mãe, és companheia, confidente,
e estás cansada!
Tiraram-te alegria,
a juventude
e foste usada.
Levaste a vida inteira a trabalhar
mas não têns nada!
Mulher,
que semeias o teu campo
e colhes o desencanto,
quero cantar para ti!
Mulher
que vives presa na cidade,
nunca tiveste liberdade,
quero cantar para ti!

* Acompanhado por música é linda só que não encontrei.

domingo, 7 de março de 2010

UMA BOA SEMANA

"Ser optimista é bom, mas tem os seus perigos. O optimista pode não perceber bem os problemas, pode não dar o verdadeiro valor ao mal. Outra coisa é ter a capacidade de optimizar. Optimizar é tirar o melhor partido possível de tudo o que acontece, mesmo de uma catástrofe. Perante ela, quem sabe opimizar põe-se numa atitude positiva, anima os outros e reage bem. Mais vale optimizar que ser optimista."

P. Vasco Pinto de Magalhães
Hoje e penso que para sempre! Mas greve somente à política pois não estou para passar dias com mau humor! Eu até não sou numa "expert" na matéria, sabendo somente isto:

-sou anti-direita
-sou anti-centro
-sou anti-socialista
-sou anti-comunista
-sou anti-anarquista
Sou humanista e quero uma verdadeira social democracia.

Mas hoje que tomei esta resolução, não posso deixar de transcrever algumas passagens do "Comendador Marques de Correia" que divulga a incrível história de uma senhora a queixar-se à Dª Elza Pais dos maus tratos e humilhações que vários homens lhe infligiram ao longo da sua vida. Sendo o texto grande irei só transcrever algumas partes.


"Cara Dª Elza Pais, a minha vida tem sido um tormento. Não há quem queira saber de mim. Seja pelo abandono total a que me votam, seja por roubarem o meu já depauperado pecúlio, seja porque arranjam outras com quem passam o tempo(O Pedro era danado), seja ainda por serem uns mentirosos, nenhum deles está isento de culpas.

E se há apoio à vítima que sou eu, terá de haver da sua parte, também, punição para os carrascos, que são eles, que por aí andam.


Foi assim que lhes falei, lá nos serviços. As senhoras foram muito simpáticas e disseram que iam pôr isto tudo em pratos limpos e que aqueles brutos haveriam de pagar o que me tinham feito. Foi, então, que uma delas me perguntou o nome.

- República - respondi eu.
- Nome curioso...E o apelido?
- Portuguesa!

Não sei porquê, o processo nunca mais andou para a frente. Dizem que está parado na Procuradoria."

sábado, 6 de março de 2010

O POVO É QUEM MAIS ORDENA

Mais um dos motivos da minha insatisfação, que tem originado últimamente, pouco sentido de humor da minha parte.
Antes de iniciar, que fique bem claro, que eu não sou contra as greves. Acho que é um direito que todo o cidadão tem e eu própria, desde pequenininha já fazia greve a muita coisa: aos nabos por exemplo.
Agora não aceito que, por exemplo, utentes de determinados centros de saúde, que aguardaram provavelmente meses para uma consulta, que se levantaram às 6.00h da manhã para a não a perder, não sejam atendidos porque o pessoal administrativo fez greve mas os médicos estão ao serviço. Ou que alguém necessite do cartão de utente e não o obtêm, de ter vindo de longe e de ter perdido umas horas de trabalho, porque a menina que está destinada a tirar as fotografias fez greve, mas a funcionária que preenche os impressos está no seu posto de trabalho.
Quem faz greve? Aqueles que não estão contentes com as medidas do governo não é?
Então em todos os serviços não haverá militantes ou simpatizantes do partido que está no governo? Pois então que esses assegurem os serviços para não prejudicar os utentes e deixem a greve ser feita pelos outros que não são do partido e que terão mais razões e autoridade para não concordar com as medidas tomadas.
E greves haveria sempre mas o país não parava.
Sou muito linear mas se governasse era assim que eu autorizava as greves.

sexta-feira, 5 de março de 2010

NOVIDADE???

Quando leio este texto e vejo aos anos que foi escrito pergunto-me:
....e a burra sou eu?

JÁ NÃO TENHO PACIÊNCIA

Outro assunto que me tem posto chateada, aborrecida é este grande novelo de mentiras, meias verdades, envolvimentos, guerrilhas, espectáculo, complots, o diz-que-diz, em que vive este país com o caso das escutas, Freeport, Maddie e o raio que o parta!

Há coisas muito mais graves para se resolver e se os casos acima mencionados, que têm dado pano para mangas e tanto jeito a muita gente, não forem resolvidos depressa, por favor, fechem a porta deste cantinho e deitem a chave ao mar.

Sugiro que a metam dentro de uma garrafa com uma mensagem: S.O.S. Perdidos!. Pode ser que chegue à costa de algum país organizado e que nos venham dar uma ajuda.

Ainda tenho essa esperança, pensando nos meus filhos e netos!!!

DESESPERO

Tenho que confessar que estes 2 últimos dias ando com um feitio enervante, irritada e até revoltada. Apetece-me estar só.

Até a minha filha Rita, pelo skype, reparou (felizmente que o Fillipo diz que eu posso andar é menos simpática!).

Eu sei o porquê.

Chocou-me imenso o caso do Leandro, uma criança com 12 anos que, devido ao bullying, a que era sujeito, resolveu suicidar-se. Como é possível a escola, os directores de conselho e de turma, os professores e as encarregadas de vigiar as crianças nos recreios não tenham feito nada?

Como é dramático pensar o que terá sofrido sózinho o Leandro e como ele centenas de crianças por essas escolas e liceus. Quererão que se formem gangs logo a partir desta idade, para se defenderem?

O ou os que levaram o Leandro a pôr fim ao seu desespero, irão ser chamados e se levarem um processo disciplinar haverá pessoas a pensar que foi um castigo pesado.

E aquele miúdo, também da idade do Leandro, que foi apanhado a "roubar" um saquinho de amêndoas, que vai ser apresentado a tribunal e segundo a notícia poderá incorrer numa pena de 8 anos de prisão? Eu creio que a notícia poderá ter sido sensacionalista mas não me admirava nada que o mandem para uma instituição de correcção.

Mas Meu Deus que justiça e país é este???

terça-feira, 2 de março de 2010

O NINHO



Outra vez o ninho vazio! A Rita já está em Itália, o João Sara e Vascota em Bragança e o Afonso no Porto com a sua vida! Claro que as saudades são muitas mas fico feliz porque sei que o que os espera também os deixa felizes!
Se me interrogar, claro que o ideal seria estarmos todos perto mas não foi assim que a vida se proporcionou: cada um com as suas asas voou!
A saída dos filhotes tornou a casa maior e agora com as obras que ainda não acabaram (era para ser 2 a 3 semanas e já lá vão 8!) maior ficará!
Se pudesse vendia tudo, comprava uma auto caravana de luxo e com o meu Vabenne reformado, passava a viajar, a visitar filhos e amigos: era um ninho muito mais pequenino mas mais reconfortante!
Paciência! Sou uma sortuda por ter uma casa bonita e confortável e quanto ao tamanho é como um armário: cheio de roupas para usar mas acabo sempre por utilizar mais umas que outras. Se entretanto vier a Rita, a Sara, as amigas, podem escolher e sentirem-se bem. E eu também!!!